Curadores

MÁRCIO ABREU

Ator, diretor e dramaturgo, natural do Rio de Janeiro tem a sua formação em passagens pela EITALC (Escola Internacional de Teatro da América Latina e Caribe). Fundou o Grupo Resistência de Teatro no início dos anos 1990, com o qual atuou durante seis anos, criando e atuando em espetáculos relevantes na cena local e nacional. É fundador e integrante do Núcleo da Companhia Brasileira de Teatro, sediada em Curitiba, onde desenvolve suas pesquisas e seus processos criativos em intercâmbio com artistas de várias partes do país e também de outros países, especialmente a França.



ALVARO ASSAD

Diretor, preparador mímico e ator, é gestor do grupo carioca “Centro Teatral e Etc e Tal”, desde sua fundação, em 1993. Faz parte do Conselho Consultivo do CBTIJ-Assitej Brasil e é também curador consultivo do FestClown de Brasília e Anjos do Picadeiro-RJ. Formado em teatro pela Casa das Artes de Laranjeiras-RJ, fez a sua iniciação mímica com o precursor desta arte no Brasil, o mímico português Luís de Lima, de quem foi integrante de sua companhia e assistente de direção no início da década de 90. Acumula onze prêmios entre Direção e Pesquisa de Linguagem no Brasil e no exterior. Em 2008 foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro de SP pela direção de “A Noite dos Palhaços Mudos”(LaMínima) e ao Prêmio Femsa pelo mesmo espetáculo nas categorias Melhor Direção e Melhor Adaptação.



VALMOR BELTRAME

Ator, diretor, dramaturgo, professor e pesquisador no Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Teatro) na UDESC desde 2002. Doutor em teatro pela USP em 2001. Especialista em Teatro – Institut International de la Marionnette. França em 1982. Licenciado em Filosofia na UNISUL em 1977. Professor de Teatro de Animação no Curso de Licenciatura em Artes Cênicas na UDESC desde 1988. Chefe do Departamento de Artes Cênicas da UDESC (1989-1991) (2002 – 2006). É também editor da Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas.